Obrigação de crescer em 2010, de forma inteligente.

As perspectivas para 2010 do ponto de vista econômico são positivas e apontam para um crescimento do Brasil nos próximos anos na casa dos 5% do PIB. Independentemente da sucessão presidencial e eventuais incertezas que possam surgir.

Assim nós da IT4lean temos recomendado a nossos Clientes uma visão estruturada e estratégica do investimento de TI, compatível com a visão estratégica dos negócios, além de fortemente recomendar a revisão de processos para melhor otimizá-los e agregar valor.

Parece óbvio, mas nem tanto. O que temos visto no mercado, em geral, são investimentos que apenas visam redução de custos, investimentos que apenas minimizam as dores mais evidentes e investimentos em ferramentas que prometem muito, mas não dão uma clara visão de retorno.

Ouvi de um Cliente que ele gostaria que em 2010 a empresa dele voltasse ao patamar de 2007/2008. Mas isto é impossível, 2010 será um novo cenário,(talvez numericamente ele tenha pensado apenas em nível de faturamento), mas se ele buscar apenas isto, como será 2011 e 2012? . Talvez a melhor pergunta no cenário atual fosse, como estarei em 2012 ?

Quem sempre só pensou no controle de custos consegue planejar para um crescimento sustentável ? Qual a escalabilidade dos processos da sua empresa ? O que fazer pra evitar apenas adicionar pessoas na empresa e achar que os processos funcionarão? É como colocar 10 pilotos pra fazer o ANTONOV voar mais eficientemente. Os processos tem que ser repensados.

Se crescer passa a ser obrigação em 2010, isto somente se sustentará com uma área de tecnologia de informação simples e confiável que invista em governança, no conhecimento do CORE business da empresa e menos em “tecniquês” e com força na gestão de processos.

Crescer em um ambiente progressista requer pensar diferente, requer talvez pessoas diferentes, processos diferentes e ferramentas para esta nova realidade.

Crescer sem visão, planejamento e controle às vezes pode gerar uma gestão muito mais complexa do que a gestão do corte de custos. Qual é o ponto de equilíbrio para a sua área de TI, ou seja, quando ela passará a afetar seu negócio negativamente por falta de alinhamento em um ambiente de crescimento? Existe uma governança robusta e adequada ao tamanho da sua empresa?

É preciso mudar o “mind set” de Métricas Financeiras para uma visão de métricas de evolução.

O mercado está buscando estas respostas, investindo e inovando. E você? Nós estamos ajudando nossos Clientes, com conteúdo, com credibilidade e com resultados tangíveis e indiscutíveis, o que tem marcado nossa atuação até hoje. Fomos premiados e reconhecidos em 2009 mas 2010 promete muito mais, aguardem.

Feliz 2010. Daniel Maçano Junior Daniel@it4lean.com