ITIL – Um modelo de gestão operacional de TI que precisa ser flexível e adaptado à cultura e ao porte da empresa.

 

Geralmente projetos de implementação de ERP visam principalmente automatizar transações e integrar os departamentos da empresa. Isso sem duvida gera grandes benefícios para a empresa, mas que serão sentidos e muito dificilmente medidos somente após traumático período de estabilização.

Os fabricantes do Sofware geralmente vendem benefícios de melhorias de processos sob o discurso de que seu software foi desenhado utilizando as melhores práticas de mercado por processo e por indústria. 

Então a empresa deve adequar seus processos às capacidades commoditizantes do software.
E onde fica o seu diferencial competitivo de produtividade de cada empresa?. É como se fosse uma necessidade ter processos padrão de mercado.

Inegavelmente empresas possuem culturas e práticas de controle e gestão diferenciadas, então a implementação deveria ser iniciada a priori do projeto da implementação do ERP , com um projeto de revisão e implementação de processos.

Técnicas de gestão de processos utilizando-se a cultura LEAN/BPM são indubitavelmente um diferencial para a perenidade das organizações.

A cultura LEAN pode agregar benefícios de longo prazo, diferenciar seu modelo de gestão de processos e tornar a implementação do ERP menos traumática, já que já estabeleceu metas de performance dos processos que deverão ser atendidas pelo software a ser implementado.

É a cultura e o processo conduzindo a empresa e não o software.
O software é a ferramenta que auxilia o processo a atingir sua meta.
Os colaboradores da empresa precisam conhecer o processo e não se tornarem especialistas em um determinado ERP.

 

Daniel Maçano Junior
Consultor da IT4LEAN Consulting.
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