Muitas políticas de planejamento de materiais que para algumas empresas é absolutamente indiscutíveis e mandatórias, para outras empresas podem ser diferenciais competitivos e até alavancadores de resultados.
Vejamos a indústria de montagem em geral , tais como eletroeletrônicos, automóveis, bens da “linha branca” etc. Nesta industria o que se busca é o estoque ZERO. Quanto mais estoque em componentes se tem, maior o risco de o produto ficar obsoleto e/ou não atender mais o mix requerido pelos Clientes. Assim, o que se faz na maioria dos casos é onerar os fornecedores com o estoque, ou talvez criar um processo complexo de cadeia de suprimentos para sincronizar o fluxo de produção e abastecimento o máximo possível. Mas disperdícios são quase inevitáveis.
Mesmo assim, neste tipo de indústria , às vezes, se faz um estoque estratégico para um nível mínimo de demanda para garantir a prontidão da entrega. Exemplo disso são industrias que configuram seus produtos aos Clientes, direcionando de certa forma o Cliente a certas configurações.
Podemos então chamar de Estoque estratégico de DEMANDA.
Indústrias de processo, por exemplo, criam estoques estratégicos de regulação de mercado, ou seja, pelo seu estoque de commodities ele influencia decisivamente o preço de mercado.Em geral são empresas altamente verticalizadas com nível de concorrência bem mapeado e determinado. Ex. Indústria Quimica.
Algumas outras, investem em estoque de commodities para se proteger de variações e sazonalidades de mercado, como por exemplo a indústria têxtil e Gráficas. A boa estratégia de estoques deste tipo de indústria, influencia totalmente o resultado da empresa, permitindo à empresa até vender no mercado estas commodities gerando margem não prevista. Vamos chamar isso de Estoque Estratégico de SUB-PRODUTOS já que estas commodities podem ser consideradas um produto adicional para a empresa. Ex. Papel , Algodão, fio Cru.
A perguntar decisiva nisso tudo é quem cuida disso tudo? As áreas de planejamento de materiais estão suficientemente aparelhadas em pessoas e sistemas para gerar este valor adicional e decisivo para sua empresa? Qual é o risco para a empresa de delegar poderes de compra a profissionais que não possuem a visão estratégica do negócio?.
Aquela planilha mantida por um individuo único possui segurança e inteligências suficientes para tal função estratégica?. Os dados são suficientes para uma decisão tão importante?.
Uma consultoria de mercado com experiência em diversos mercados e diversas visões pode garantir que a sua empresa não esteja inventando a roda, ou até perdendo a “janela da oportunidade” , identificando skills e sistemas que resultarão em resultados tangíveis.