Cadeia de Suprimentos enxuta – LEAN Supply Chain

Uma das respostas à crise da escassez de crédito.

 

Muitas notícias sobre a atual crise mundial, tem focado o desemprego gerado, também o excesso de estoques, falta de crédito variação de demandas que colocam em risco a sobrevivência das empresas.

Tudo isto está interligado, já que empresas com baixo nível de estoque, seja de matéria prima ou de produto acabado, com certeza teriam melhor fluxo de caixa e consequentemente liquidez para sustentar momentos difíceis.  Empresas com processos enxutos suportam maior variação de demanda e consequentemente geram menos desligamento de funcionários. Empresas com cadeia de suprimento equilibrada e sincronizada sofre menos para flexibilizar e viabilizar pequenos ou médios fornecedores.
Mas como conseguir chegar neste estágio ?

Com a evolução e implementação da cultura LEAN nos processos internos, de produção e administrativos, a empresa tem que iniciar uma jornada de propagação dos conceitos LEAN para toda sua cadeia de suprimentos.

Uma análise profunda dos processos dos seus fornecedores , logística e processos fabril permite e viabiliza implementação de um fluxo puxado , utilizando-se de ferramentas como line-side stock, supermarket e outros que no seu fundamento significa engajar o fornecedor dentro do seu processo de supply chain.
Então você ajuda seu fornecedor a fazzer o mesmo com os fornecedores dele e assim sucessivamente, eliminando estoques e agilizando a gerencia de demanda em toda a cadeia.
A escolha de uma linha de produção/produto como piloto de uma implementação, viabiliza a medição de resultados e maximiza resultados para uma linha de negócios, justificando assim uma jornada de longo prazo para cobrir toda a sua cadeia de suprimentos.

De que adianta uma empresa forte mas com uma cadeia de suprimentos fraca ? A vulnerabilidade do “sistema” deve ser medida pela maturidade da gestão de processos de todos os seus componentes.

Daniel Maçano Junior
Consultor da IT4LEAN Consulting.
0XX19-91761231
0XX11-45865615
www.it4lean.com       
Daniel@it4lean.com